Tenente Coronel Cristiano Garcia Guedes, comandante do 35° BI, é o mais novo cidadão feirense

c0ee811a-cfa7-467a-80c3-a865602b5371-1024x682-1

“Hoje, venho a esta tribuna tomado por uma emoção profunda, pois não é apenas um dia de reconhecimento, mas sim uma data repleta por um sentimento de gratidão, compromisso e, sobretudo, de honra”. Assim discursou, inicialmente, o mais novo cidadão feirense Cristiano Garcia Guedes, Tenente Coronel e comandante do 35° Batalhão de Infantaria. A sessão solene que concedeu a honraria na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (30), foi proposta pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), após aprovação de requerimento de sua autoria na Casa Legislativa por seus pares.

Para o homenageado, receber o Título de Cidadão Feirense “é uma das maiores honras que poderia almejar — pois significa ser oficialmente acolhido por esta terra generosa e vibrante, que aprendi a amar ao longo do tempo de convivência e de trabalho”. Acrescentou que ser chamado de “feirense” é muito mais do que um gesto simbólico; “é um laço afetivo e permanente que se constrói com o tempo, convívio, respeito às tradições, à cultura e, sobretudo, às pessoas desta cidade”, acredita.

Feira de Santana é uma terra que ensina o valor do trabalho, da fé e da solidariedade, assegurou Cristiano Guedes. “É uma cidade que pulsa com a força do seu povo, com a energia de quem não desiste diante dos desafios, e que se orgulha de sua própria história”, afirmou, seguindo seu discurso cantarolando um trecho do Hino à Feira que diz “Salve, ó terra, formosa e bendita, paraíso com o nome de Feira (…)”.

Para ele, esse verso “ecoa em mim hoje, ao pensar que esta cidade me acolheu como seu filho”. E disse que antes de qualquer palavra de agradecimento, eleva os seus pensamentos a Deus, fonte de toda sabedoria e força, pois “foi Ele quem me conduziu em cada decisão, me deu serenidade nos momentos de dúvida e coragem nos momentos de prova. A Ele, toda honra e toda glória”.

Também rendeu graças pela família que Deus lhe concedeu – esposa e filhos, Gabriel e Beatriz, “este alicerce firme que sustenta todas as minhas jornadas”, e aos seus pais, que lhe ensinaram os valores que carrega até hoje: respeito, a honestidade, humildade e amor ao próximo. “A vida militar exige sacrifícios não apenas do soldado, mas também da família. E vocês sempre estiveram ao meu lado, com amor, compreensão e fé. Este título, que hoje recebo com tanta alegria, também é de vocês”, declarou.

E pediu licença para dedicar um agradecimento especial à família “Sentinela do Sertão” — o conjunto de homens e mulheres que dão vida, alma e propósito “ao nosso querido 35º BI”. Segundo suas palavras, “são militares dedicados, disciplinados e comprometidos, que vestem a farda com orgulho e servem ao povo de Feira de Santana com lealdade e honra. Nada do que foi conquistado nesses anos teria sido possível sem o empenho, a competência e o espírito de equipe de cada um de vocês”, afirmou.

Garantiu Cristiano Guedes que, nestes quase dois anos em que teve a honra e a responsabilidade de comandar o 35º BI, “vivemos intensamente o compromisso de servir com excelência”. Foram meses de muito trabalho, longas jornadas e inúmeros desafios, “mas também de conquistas que enchem os nossos corações de orgulho”.

Houve o propósito, de acordo com o homenageado, neste tempo citado, de demonstrar que o Exército é, acima de tudo, uma instituição de cidadãos a serviço da Pátria — e que a missão vai muito além dos muros do quartel. “E, por isso, ao olhar para vocês, me vem à mente trechos da canção do nosso Batalhão: “ Tropa forte que cumpre as missões …com denodo varonil” e o soldado nada teme em sua frente”, cantarolou, mais uma vez.

RELAÇÃO COM O 35° BI E OS AMIGOS PARA ALÉM DOS MUROS DO QUARTEL

Para Pedro Américo, que concedeu a honraria, o título é mais do que merecido. “Recebemos, nesta noite especial, o nosso mais novo conterrâneo; esse amigo que tem dado uma valorosa contribuição para a nossa cidade”, disse. O parlamentar ressaltou o trabalho desenvolvido pelo homenageado, e agradeceu a “importante relação com o Exército Brasileiro e com o 35° Batalhão de Infantaria, que lhes dão muitos amigos”.

Destacou que algumas pessoas cumprem a sua missão de forma protocolar, contudo o mais novo cidadão feirense, Cristiano Guedes, “fez um movimento fortíssimo para fora do quartel, criando relações, buscando integração e uma relação direta com a comunidade”. Para além disso, assinalou, fortaleceu as ações sociais “fazendo com que aquela mão amiga, que de fato o Exército tem, pudesse estar mais presente”.

MESA DE HONRA

Compuseram a Mesa de Honra desta noite o autor da homenagem e presidente da sessão solene, Pedro Américo; Camila Bezerra Barbosa Guedes, esposa do homenageado; o Subcomandante do 35º Batalhão de Infantaria, Major Daniel Gonçalves Almeida Lima, representando todos os integrantes do 35° BI na sessão; o Secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Coronel Luziel Andrade de Oliveira, que representou o prefeito José Ronaldo na ocasião; o Tenente Coronel da Polícia Militar, Ivan Antônio, subcomandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), que representou o Coronel Michel Müller, e o comandante do CPRL, Coronel Jadson Ferreira de Almeida.

Vale ressaltar que a execução do Hino Nacional Brasileiro foi interpretado pela Banda de Música do 35º Batalhão de Infantaria. Diversas autoridades estiveram presentes na Câmara, a exemplo de representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, do 25° Comando da Polícia Militar, de outras forças armadas que atuam em Feira de Santana, da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e, também, do Sindicomércio.

 

Matéria da Câmara Municipal de Feira.

Divulgação / Câmara
foto Divulgação / Câmara
Vicente Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
Sou Jornalista formado desde de 2014, radialista. Sempre em busca da informação

Busca Raio X News