Com o objetivo de coibir furtos, roubos e a venda ilegal de cabos e fios de cobre, além de outros equipamentos de empresas públicas e privadas, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a 6ª edição da Operação Metallis em diversos pontos de Salvador.
A ação mobilizou equipes das forças policiais, do Corpo de Bombeiros e de órgãos parceiros, que realizaram vistorias em cinco locais estratégicos da capital baiana. A operação tem caráter preventivo e busca identificar possíveis receptadores de materiais furtados, além de fortalecer o enfrentamento a crimes que afetam diretamente serviços essenciais à população.
Segundo o coronel Raimundo Cerqueira, coordenador de Avaliação de Operações da SSP, os crimes relacionados a furtos de fios e cabos têm impacto direto no funcionamento de serviços públicos, como iluminação e fornecimento de energia. “Essa é mais uma ação para coibir essas práticas e identificar locais utilizados para o armazenamento ou comercialização desses materiais”, afirmou o oficial.
Empresas do setor elétrico também acompanham de perto as operações. O gerente de Operações da Neoenergia Coelba, Felipe Costa, destacou a parceria com a SSP para o compartilhamento de informações e a adoção de medidas preventivas. “Estamos reforçando a segurança das redes e instalando tecnologias no sistema elétrico para reduzir o tempo de interrupção causado por furtos de fios”, explicou.
A Operação Metallis tem caráter contínuo e vem sendo realizada em diferentes cidades do estado com foco no combate ao mercado ilegal de metais, contribuindo para a redução de crimes patrimoniais e a preservação de serviços públicos essenciais.