A prefeitura de Feira de Santana ainda aguarda o resultado da análise das amostras coletadas do paciente que morreu após suspeita de intoxicação por metanol. O secretário de saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, viajou nesta sexta-feira (3) para Salvador, para participar de uma reunião emergencial convocada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), a fim de avaliar medidas de investigação do caso e determinar ações para evitar novos registros no município.
O homem de 56 anos, identificado como Marcos Evandro Santana da Costa, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha e evoluiu a óbito, na madrugada de ontem (3). Segundo familiares à TV Subaé, ele foi encontrado desacordado em casa, apresentando palidez e alteração do nível de consciência.
Amostras biológicas da vítima foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
“Importante destacar que não há nada confirmado, não há motivo nenhum para alarde maior. A população pode estar ciente que a vigilância do município, juntamente com a vigilância do Estado, em contato com o Ministério da Saúde, está fazendo as apurações devidas, para que a gente possa efetivamente dar um comunicado assertivo a população”, declarou Rodrigo Matos ao Folha do Estado.
Matos ressaltou que as investigações neste momento giram em torno da parte técnica. “A análise é essencial, pois, várias outras situações clínicas podem ter provocado o óbito dessa pessoa. Não seria responsável pela nossa área técnica afirmar que a ingestão de metanol seja a causa do óbito dessa pessoa. O momento agora é de ter tranquilidade, responsabilidade e cautela técnica para que a gente possa afirmar qualquer coisa”, argumentou.
PRUDÊNCIA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ressaltou a importância de obedecer protocolos após o Estado registrar o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. “Nós não podemos criar alarde, facilitar, para que não haja qualquer tipo de excesso. Mas, nós também queremos pedir para que evitem circular informações que não são verdadeiras. Qualquer fato comprovado, a Sesab irá se pronunciar. Não fará isso sozinho. Fará com o Ministério, com o Município”, afirmou.
De acordo com Jerônimo, após ser avisado sobre o caso suspeito, ele conversou com o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União). O governador ainda disse que aguarda o resultado das análise do Instituto Médico Legal (IML), que deve sair em sete dias. “Todo procedimento técnico nós estamos fazendo. A Vigilância tem acompanhado isso 24 horas e eu quero pedir para a sociedade baiana que confie no sistema de saúde da União e do Estado, o SUS, que está cuidando disso”, pontuou o governador.
Folha do Estado








