O crime foi descoberto na segunda-feira após o acionamento de um alarme de incêndio que alertou os serviços de emergência.
Investigadores estimam que cerca de € 30 milhões (R$ 196,7 milhões) foram roubados durante um arrombamento ao banco Sparkasse em Gelsenkirchen, no oeste da Alemanha, segundo a polícia nesta terça-feira (30). Um oficial teria dito à AFP que a ação foi executada de forma altamente profissional, como no famoso filme ‘Onze homens e um Segredo’.
Segundos fontes policiais a agências internacionais, os bandidos aproveitaram o feriado natalino ou o final de semana e utilizaram uma furadeira industrial gigante para conseguirem ter acesso aos bens valiosos.
Os criminosos acessaram o banco por um estacionamento, perfuraram um grande buraco até a sala do cofre e fugiram pelo mesmo caminho. Mais de 3 mil cofres foram violados, contendo dinheiro, joias e ouro.
O roubo cinematográfico foi descoberto na segunda-feira após o acionamento de um alarme de incêndio que alertou os serviços de emergência.
Preocupados com seus pertences, clientes do banco se aglomeraram em frente à agência da Sparkasse em busca de informações. Segundo relatos, muitos eram de origem turca e guardavam ouro em seus cofres, com algumas perdas superiores ao valor segurado. A polícia orientou as vítimas a entrarem em contato diretamente com o banco, que está reunindo os dados e repassando aos investigadores.
De acordo com a polícia, testemunhas relataram ter visto homens carregando bolsas grandes em um estacionamento durante a madrugada de sábado para domingo. No entanto, os serviços de emergência só foram acionados no domingo pela manhã, após um alarme de incêndio soar. Câmeras de segurança também teriam flagrado homens mascarados deixando o local.
Fonte: Folha do Estado






