O policiamento foi reforçado em duas regiões de Salvador após episódios de violência registrados entre a tarde de quinta-feira, 28, e a madrugada desta sexta-feira, 29.
As localidades do Complexo do Nordeste de Amaralina e de Vila Verde, em São Cristóvão, permanecem sob monitoramento e ações ostensivas da Polícia Militar.
Nordeste de Amaralina
No Nordeste de Amaralina, policiais foram recebidos a tiros durante incursões no Vale das Pedrinhas, na tarde de quinta-feira. Segundo a corporação, no revide, um suspeito foi atingido, socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.
O policiamento na área segue intensificado, com radiopatrulhamento, abordagens e permanência de viaturas nos pontos considerados críticos. As ações são conduzidas pela 40ª CIPM, com apoio da Rondesp Atlântico.
Em nota, a PM destacou que as medidas são orientadas pela mancha criminal e têm como objetivo “prevenir e coibir delitos”. A corporação reforçou ainda a importância de acionar o 190 em casos de situações suspeitas.
O Complexo do Nordeste de Amaralina reúne localidades como Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e o próprio Nordeste. A área é considerada um dos principais redutos da facção Comando Vermelho (CV) em Salvador, juntamente com a Engomadeira e Tancredo Neves.
Vila Verde
Já na Vila Verde, às margens da Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), moradores relataram intenso tiroteio na madrugada desta sexta-feira. Policiais da 49ª CIPM foram acionados, realizaram buscas com apoio de outras guarnições, mas não encontraram irregularidades. Mesmo assim, o policiamento foi reforçado.
A região é marcada por disputas entre facções criminosas. O CV, que dominou a localidade por anos em parceria com a facção local Comissão da Paz, perdeu espaço para o Bonde do Maluco (BDM), que hoje atua na área aliado ao Terceiro Comando Puro (TCP), grupo carioca rival do CV.