A secretária exaltou o papel social e cultural da entidade no Pelourinho.
A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, marcou presença, nesta sexta-feira (13), na tradicional saída do Olodum, que abre oficialmente o Carnaval no Centro Histórico de Salvador.
Em entrevista ao Bahia.ba, a secretária ressaltou a relevância cultural e social do bloco afro para a capital baiana, especialmente para o Pelourinho, onde o grupo mantém forte atuação comunitária.
“Olodum é um patrimônio do Brasil que nos encanta. Nós que temos o prazer de ser baianos e baianas temos essa honra e esse orgulho todas as vezes que estamos aqui e vemos o Olodum na avenida”, afirmou.
Além da música, Fabya chamou a atenção para o trabalho social desenvolvido pelo Olodum. Segundo ela, as letras do grupo funcionam como manifestos em defesa da democracia, da igualdade e no combate ao racismo.
“As letras do Olodum são manifestos em defesa da democracia, em defesa da igualdade, de combate ao racismo. Mas também enaltecem a beleza do povo negro, as nossas histórias, como a Revolta dos Búzios cantada”, disse.
Para a titular da Seades, o bloco alia poesia, estética e mobilização social, sendo também um dos principais responsáveis por atrair turistas ao Centro Histórico durante o Carnaval.
“O Olodum é um dos responsáveis por atrair muitos turistas e visitantes com a sua força, com seus tambores e com a sua música, mas também com essa atuação que os baianos e baianas têm muito orgulho”, declarou.
“Para mim é uma honra estar aqui hoje. Que seja um Carnaval de muita paz e muita saúde para todas as pessoas”, concluiu.
Fonte: Bahia.ba







