Ativistas levaram cartazes com nomes de parlamentares e críticas ao Congresso
A Mudança do Garcia voltou a transformar o Carnaval de Salvador em espaço de reivindicação política nesta segunda-feira (16). Conhecido por sua irreverência e pelo tom crítico, o desfile reuniu foliões que aproveitaram o cortejo para cobrar posicionamentos da classe política e defender pautas sociais.
Entre fantasias e palavras de ordem, cartazes com nomes de parlamentares chamaram atenção. O ativista Xavier Informa circulou com uma grande placa listando os deputados federais baianos que votaram favoravelmente à chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados com 344 votos.
“A Mudança do Garcia é uma festa tradicional que não pode deixar de mostrar o seu protesto. Aqui na Bahia, que eu saiba, são 22 deputados envolvidos na PEC da Blindagem. Eles querem se blindar do que? Eles já são blindados, já estão imunizados. Então, é uma forma que eu vim mostrar ao povo, haja vista que as emissoras não mostram. A população precisa de manifestar de uma forma pacífica e ir para as ruas. A democracia está aí”, declarou em entrevista ao bahia.ba.
A proposta, oficialmente a PEC 3/2021, amplia o controle político sobre a autorização necessária para abertura de ações criminais contra deputados e senadores, dificultando o andamento de processos judiciais.
Entre os parlamentares baianos que votaram “sim” estão:
– Adolfo Viana (PSDB)
– Arthur Maia (União Brasil)
– Bacelar (PV)
– Capitão Alden (PL)
– Claudio Cajado (PP)
– Dal Barreto (União Brasil)
– Diego Coronel (PSD)
– Elmar Nascimento (União Brasil)
– Félix Mendonça Jr (PDT)
– Gabriel Nunes (PSD)
– José Rocha (União Brasil)
– Leo Prates (PDT)
– Leur Lomanto Jr. (União Brasil)
– Márcio Marinho (Republicanos)
– Mário Negromonte Jr (PP)
– Neto Carletto (Avante)
– Paulo Azi (União Brasil)
– Paulo Magalhães (PSD)
– Raimundo Costa (Podemos)
– Ricardo Maia (MDB)
– Roberta Roma (PL)
– Rogéria Santos (Republicanos)
Além da PEC, outros temas ganharam força no percurso entre o Garcia e o Campo Grande. O fim da escala 6×1 e a defesa da tarifa zero no transporte público de Salvador foram algumas das bandeiras mais vistas ao longo do trajeto.
Fonte: Bahia.ba







