Presidente também destacou quem mais sofre com o baixo valor do piso
Durante cerimônia que marcou os 90 anos do salário-mínimo, nesta sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “o valor do salário-mínimo é muito baixo no Brasil”. O reajuste é de 6,79% em relação ao piso anterior, que era de R$ 1.518.
“O valor do salário-mínimo é muito baixo no Brasil. Estamos fazendo apologia à ideia de um presidente da República que, em 1936, criou a possibilidade de se estabelecer um salário que garantisse aos trabalhadores os direitos elementares que todos nós temos direito: a gente morar, ter direito de ir e vir”, disse Lula.
O presidente também destacou quem mais sofre com o baixo valor do piso. “Temos normalmente as mulheres que trabalham de domésticas, que muitas vezes só recebem o salário-mínimo, e temos milhões de trabalhadores aposentados que recebem o salário-mínimo. Por que isso? Nas outras categorias organizadas, as pessoas não ganham salário-mínimo”, explicou.
O petista concluiu ressaltando a diferença entre trabalhadores organizados e não organizados.“Todos os trabalhadores organizados têm um piso salarial acima do salário-mínimo. Então, normalmente, o salário-mínimo fica exclusivamente aos trabalhadores inorganizados e os aposentados”, completou.
Fonte: Bahia.ba







