Segundo a SSP, desde o início da festa, já foram recolhidos cerca de 6 itens proibidos, como materiais perfuro-cortantes
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reforçou neste domingo (15), durante entrevista coletiva no Campo Grande, em Salvador, a importância do monitoramento e do trabalho de prevenção, nos postos e portais de abordagem, realizado pelas Forças de Segurança Pública do estado durante o Carnaval 2026.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), desde o início da festa, já foram recolhidos cerca de 6 itens proibidos nos 53 Portais de Abordagem instalados nos acessos aos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico de Salvador).
Entre os diversos materiais estão facas, tesouras, garfos, algemas e objetos inflamáveis, que foram barrados pelos policiais durante as revistas, além de uma arma de fogo, localizada com o uso de detector de metais e que estava escondida nas calças do criminoso.
Segundo Jerônimo, as forças de segurança seguem todo um planejamento, que prevê os locais com maior fluxo de pessoas e os horários de pico.
“Quando a gente designa um tempo para cuidar de um portal é para saber com o que as pessoas estão entrando, e, se for material que ponha em risco a saúde física dos que estão trabalhando e se divertindo, ficará no local da abordagem. E quero apelar à população, porque é melhor disponibilizar ali de cinco a sete minutos na fila para que todos os materiais cortantes, agudos, que ponham as vidas em risco sejam recolhidos. E agora há pouco vimos a quantidade de material apreendido, então realmente é um serviço de prevenção.”
Acolhimento aos trabalhadores
Durante a coletiva de imprensa, o governador falou também sobre o investimento que foi feito nesta edição para atender às pessoas que trabalham durante a festa.
“Um outro aspecto da segurança é o acolhimento das pessoas que têm dificuldade de mobilidade, pessoas com deficiência ou qualquer outro tipo de necessidade. Existe um grupo de policiais dentro das companhias destinado a isso, para que possam acompanhar essas pessoas nos circuitos. Temos feito um investimento muito grande para melhorar cada vez mais o atendimento à população de rua, aos cordeiros, ambulantes e catadores. Existem pontos para banho, sanitários, tratamento de beleza, massagem e, principalmente, ambientes com comida e lanche.”
Entre o público-alvo das ações também estão os motoristas dos trios elétricos.
“Estamos garantindo isso com a ampliação desses serviços para vários espaços, inclusive para o interior do estado, e com um público novo, que são os motoristas de trios. Eles chegam cedo, e é um trabalho estressante. A maioria são homens, mas há mulheres também, que dirigem o caminhão, transportam equipamentos caros, cantores famosos e trabalhadores, e nas laterais há os cordeiros e foliões. Então, essas pessoas precisam ser cuidadas para que façam um trabalho cada vez melhor.”
Visita do presidente Lula
O governador comemorou a visita de Luiz Inácio Lula da Silva ao Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande). Segundo Jerônimo, esta foi a primeira vez na história da Bahia em que um presidente participa do Carnaval em Salvador.
“Recebemos ontem o presidente Lula e a primeira-dama Janja, um conjunto de ministros, entre eles o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou em campo a secretária Roberta Santana em um posto de atendimento, fez testes, e isso mostra o quanto temos essa responsabilidade. E, quanto à presença de Lula, esta foi a primeira vez que um presidente veio ao Carnaval da Bahia. Fizemos o convite e ele aceitou. Ele fez um roteiro muito especial no Nordeste, visitou o nosso querido Pernambuco, acompanhou a agenda carnavalesca, passou aqui e seguiu viagem, porque hoje será homenageado por uma escola de samba no Rio de Janeiro. Então, isso revela o quanto o presidente estimula as festividades culturais, de renda e carnavalescas, pois é um momento de alegria.”
Fonte: Folha do Estado







