Segundo a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas, o encontro foi fundamental para identificar as principais demandas da unidade
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) realizou uma reunião estratégica com as equipes de enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS) — Hospital da Mulher — com o objetivo de definir o cronograma de ações, adequações de setores e prioridades para o primeiro semestre de 2026.
Segundo a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas, o encontro foi fundamental para identificar as principais demandas da unidade e alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento da assistência prestada à população.
“Estamos implementando as adequações necessárias para a implantação da Rede Aline, que representará um avanço significativo na qualificação da assistência do Hospital da Mulher”, destacou a gestora.
Entre as prioridades estabelecidas no cronograma de ampliação, reforma e manutenção da unidade estão a reforma da Casa de Parto Natural e a ampliação da assistência por meio de consultas de pré-natal realizadas por médicos obstetras. A proposta também contempla o mapeamento e o fortalecimento das unidades de saúde habilitadas para o atendimento pré-natal, assegurando um acompanhamento completo e oportuno, especialmente para gestantes de alto risco.
“Nosso objetivo é viabilizar esse atendimento para desmistificar a ideia de que parto seguro é apenas o parto cesáreo. O parto natural é seguro, proporciona recuperação mais rápida, e a cesárea deve ser indicada apenas quando houver recomendação médica”, explicou Gilberte Lucas.
Outro ponto relevante abordado na reunião foi o reforço do quadro de profissionais, com a chegada de novos servidores efetivos aprovados no último concurso público. Entre eles estão técnicos de enfermagem, técnicos em administração hospitalar, profissionais administrativos para acompanhamento, organização e digitalização de arquivos, além de médicos e outros profissionais que irão fortalecer diversos setores da unidade.
Também esteve em pauta a melhoria da capacidade energética do Complexo Materno Infantil do HIPS, com a aquisição de um novo gerador de alta potência.
“Estamos investindo cerca de meio milhão de reais para garantir uma estrutura adequada para o gerador e a aquisição de um equipamento de alta potência, assegurando mais segurança energética para a unidade”, afirmou a diretora-presidente.
A reunião foi encerrada com uma avaliação técnica das coordenadoras, que contribuíram com sugestões e análises voltadas ao aprimoramento dos serviços. Gilberte Lucas também destacou as ações programadas para o mês de fevereiro, como o mutirão de pediatria, marcado para o dia 21, e a realização do Congresso Materno Infantil, aberto a profissionais de saúde de diversas instituições.
Além disso, foram apresentadas as atividades alusivas ao Mês da Mulher, com destaque para o mutirão de ginecologia em referência ao “Março Lilás” e para a intensificação da oferta de exames de ultrassonografia, ampliando o acesso e agilizando a detecção e o diagnóstico de doenças.
Durante o encontro, a diretora-presidente relembrou os avanços conquistados ao longo de sua trajetória na gestão hospitalar.
“Há 15 anos, quando assumimos a gestão, o então Hospital da Criança enfrentava inúmeras dificuldades e havia subutilização de equipamentos. Hoje, os resultados positivos transformaram o Complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher em um serviço de excelência, com uma gerência eficiente e responsável na utilização dos equipamentos”, ressaltou.
Para a coordenadora de enfermagem, Juliana Rigaud, a construção coletiva de estratégias é uma das marcas da atual gestão.
“Fomentar ações que beneficiem a assistência hospitalar contribui para um entendimento homogêneo e coerente entre as equipes de todos os setores do Hospital da Mulher”, afirmou.
Fonte:Prefeitura de Feira







