Hospital da Mulher celebra 34 anos com cerca de 500 mil atendimentos em Feira e região

b2ap3_medium_30012026094355

Em entrevista ao Folha do Estado, a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, elencou uma série de avanços alcançados pelo Hospital da Mulher nos últimos anos

O Hospital Inácia Pinta dos Santos (Hospital da Mulher), em Feira de Santana, completa 34 anos neste sábado (31). Com cerca de 500 mil mulheres atendidas em diversas especialidades e quase 100 mil partos realizados nos últimos 15 anos, o Complexo Materno-Infantil, gerido pela Fundação Hospitalar, se tornou uma unidade de referência na área de obstetrícia para pacientes de baixo e médio risco em toda a região.

Em entrevista ao Folha do Estado, a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, elencou uma série de avanços alcançados pelo Hospital da Mulher nos últimos anos, como a ampliação da emergência obstétrica, da UTI Neonatal e a inauguração do Ambulatório de Saúde da Mulher.

Então, nesses 34 anos do Hospital da Mulher, obtivemos o título de Hospital Amigo da Criança; o banco de leite como Padrão Ouro; a implantação da UTI Neonatal, do berçário de médio risco, da enfermagem obstétrica, que hoje tem uma separação para parto normal e cesárea. Temos o programa Mãe Canguru, a Casa da Puérpera, laboratório, 24h de atendimento, ampliação de leitos, reestruturação de toda a unidade como núcleo de segurança de paciente, e investimentos em equipamentos.”

Saúde Laboral

Como parte das comemorações pelos 34 anos da unidade hospitalar, e em alusão à Campanha Janeiro Branco, de prevenção e cuidado com a saúde mental, o Hospital da Mulher realizou neste mês uma vasta programação, com palestras educativas voltadas às mulheres, tanto pacientes quanto funcionárias.Segundo Gilbert Lucas, a unidade buscou ampliar as ações voltadas às equipes que atuam na assistência, com cursos de capacitação, atendimento multidisciplinar com especialistas e, projeta, para 2026, ampliar a formação continuada dos profissionais.

“O nosso Ambulatório de Saúde da Mulher, por exemplo, é aberto também para nossos funcionários, com psicólogo, neuro, médica psiquiatra, ações que são voltadas para nossos funcionários, também a parte de acolhimento, saúde laboral com fisioterapeuta e mutirões. Esse ano de 2026, vamos ter um grande congresso materno-infantil, que vai abranger todo o Estado, no Centro de Convenções, e outras capacitações voltadas para neonatologia, enfermagem obstétrica, para que nossos funcionários também sejam capacitados.”

 Números expressivos

Segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal, o Hospital da Mulher alcançou resultados expressivos no número de atendimentos em seus centros de diagnóstico e por imagem, além da consultas em diversas especialidades.

Entre os destaques está a Casa de Parto Natural, inaugurada em julho de 2024. Desde a sua abertura, foram realizados 1.124 atendimentos e 198 partos naturais, fortalecendo o modelo de atenção humanizada ao parto.

O Ambulatório de Pediatria também apresentou resultados positivos com 63.389 atendimentos pediátricos, sendo 15.042 consultas pediátricas gerais e 3.421 sessões de fisioterapia, voltadas à reabilitação e ao desenvolvimento motor das crianças.

No Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), foram realizados 684.987 exames, reforçando o papel fundamental do diagnóstico rápido e preciso no cuidado com a saúde da população.

Os Centros Municipais de Diagnóstico e Prevenção ao Câncer também registraram avanços significativos, comprovando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce:

CMDI I, na Avenida Maria Quitéria: 56.156 atendimentos
CMDI II, no bairro Baraúnas: 86.336 atendimentos
CMPC – Centro Municipal de Prevenção ao Câncer: 65.332 procedimentos, entre consultas e exames

Os atendimentos especializados — como cardiologia, urologia, mastologia, infectologia, ginecologia, pediatria, entre outras especialidades — beneficiaram cerca de 200 mil pessoas, ampliando o acesso a serviços essenciais de média complexidade.

Com informações da Secom PMFS

 

 

Fonte: Folha do Estado

Fatima Brandão
foto Fatima Brandão
Vicente Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
Sou Jornalista formado desde de 2014, radialista. Sempre em busca da informação

Busca Raio X News