Em discurso, presidente afirmou que veto ocorre em defesa da democracia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou, na manhã desta quinta-feira (8), o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria de forma integral. A proposta reduzia o tempo de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos condenados pela trama golpista e os atos de ‘8 de Janeiro’.
A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2025. O veto da proposta ocorreu durante ato em que relembrou os atos golpistas.
“A democracia exige que a gente fale pouco e ouça muito. Muitas pessoas tem sim o que comemorar, seja pela manutenção do estado democrático de direito, seja pelas conquistas atingidas até agora. A democracia é arte do impossível e da convivência democrática na adversidade. O oito de janeiro é o dia da vitória da nossa democracia”, disse o presidente.
O ato desta data contou com a presença dos políticos baianos Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, todos do PT. Ainda em discurso, o presidente parabenizou os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por sua atuação no julgamento que condenou todos os núcleos da trama golpista.
“A tentativa do golpe fez nos lembrar que a conquista da democracia não é algo inabalável. Ela precisa ser zelada com carinho e defendida com unhas e dentes. Muito mais que uma palavra bonita no dicionário. Requer a participação da sociedade nas decisões de governo e também o direito de dizer não”.
Além de Jair Bolsonaro, dos militares e políticos envovlidos com o plano “Punhal Verde Amarelo“, mais de 800 pessoas foram presas, condenadas pelo STF para devido a invasão e vandalismo dos três poderes nos atos de 8 de Janeiro de 2023.
Fonte:Bahia.ba







