Filme dirigido por Esmir Filho registra os bastidores do desfile “Camaleônico” no Carnaval do Rio
O desfile da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval de 2026, idealizado pelo carnavalesco Leandro Vieira, ganhou também uma versão para o cinema.
Responsável pela cinebiografia Homem com H (2025), sobre Ney Matogrosso, que superou a marca de 600 mil espectadores, o diretor Esmir Filho acompanhou todo o processo de criação e desenvolvimento do enredo “Camaleônico” até o desfile da escola na avenida, realizado no domingo de Carnaval, em 15 de fevereiro.
O material registrado durante os bastidores deu origem ao documentário Ney por trás das máscaras, que será lançado nos cinemas.
A proposta de Esmir Filho foi explorar o simbolismo das máscaras e das fantasias utilizadas por Ney Matogrosso, tanto nos palcos quanto no desfile da escola de samba, como elementos de libertação artística ao longo de seus 53 anos de carreira. O filme apresenta um olhar poético sobre a trajetória do cantor e sua participação na concepção do enredo da Imperatriz.
Na apuração do Carnaval do Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense ficou na quinta colocação no Grupo Especial. Neste sábado (21), a escola retorna à Marquês de Sapucaí para reapresentar o enredo “Camaleônico” no tradicional Desfile das Campeãs.
Fonte: Bahia.ba







