CADH promove ação de prevenção e autocuidado no Dia Nacional do Diabetes

26062026162456

O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), uma programação especial voltada ao fortalecimento do autocuidado e à prevenção das complicações do diabetes. A iniciativa, direcionada aos pacientes e seus familiares, marcou o Dia Nacional do Diabetes e reuniu uma série de serviços e orientações oferecidos por uma equipe multiprofissional.

Durante a programação, os participantes receberam orientações sobre a importância da alimentação equilibrada, baseada em alimentos naturais, e da prática regular de atividade física para o controle do diabetes, doença silenciosa que, quando não tratada adequadamente, pode provocar graves complicações à saúde.

“A nutrição é a base para o controle da doença e tem um impacto direto na qualidade de vida e na saúde da população”, afirmou a nutricionista Josinete Monteiro.

Segundo a profissional, a adoção de hábitos saudáveis, especialmente por meio de uma alimentação balanceada e mais natural, é essencial tanto para prevenir o desenvolvimento da doença quanto para auxiliar no controle glicêmico de quem já recebeu o diagnóstico. Ela alertou que a rotina cada vez mais acelerada tem levado muitas famílias ao consumo frequente de alimentos ultraprocessados, tornando indispensável a mudança dos hábitos alimentares.

Josinete Monteiro também ressaltou a importância de incentivar uma alimentação saudável desde a infância, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas ao longo da vida. “É fundamental que as famílias se preocupem com a alimentação das crianças, pois é nessa fase que os hábitos alimentares começam a ser formados”, enfatizou.

Além das atividades educativas, os pacientes tiveram acesso a consultas com endocrinologista, atendimento nutricional, avaliação do pé diabético, atualização da carteira de vacinação, orientações jurídicas sobre os direitos da pessoa com diabetes e acompanhamento com profissionais do serviço social e da psicologia.

A coordenadora do CADH, Andréia Silva, destacou que a ação teve como objetivo promover educação em saúde e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle da doença.

“Estamos realizando uma manhã de educação, prevenção e promoção à saúde, com as portas abertas para receber a população. É um momento de cuidado integral, de orientação sobre os riscos do diabetes, suas complicações e, principalmente, sobre como viver melhor. Cuidar hoje é garantir mais qualidade de vida amanhã”, afirmou.

Matéria do site oficial Prefeitura de Feira de Santana

Abraão Melo
foto Abraão Melo
Vicente Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
Sou Jornalista formado desde de 2014, radialista. Sempre em busca da informação