O caso tem origem em um episódio da campanha presidencial de 2022
O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento na Penitenciária da Papuda, em Brasília, na última segunda-feira (2), no âmbito de uma apuração que investiga possíveis crimes contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O inquérito, instaurado a pedido do Ministério da Justiça, analisa declarações em que Bolsonaro teria atribuído falsamente a Lula ligação com traficantes do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o que pode configurar calúnia.
As falas foram divulgadas em um vídeo publicado no YouTube em março de 2025. Além disso, o ex-presidente também é investigado por suposta injúria, após utilizar termos considerados ofensivos em publicações na rede social X.
O caso tem origem em um episódio da campanha presidencial de 2022, quando Lula participou de um evento no Complexo do Alemão usando um boné com a sigla “CPX”. À época, adversários políticos alegaram que a abreviação fazia referência a uma facção criminosa, interpretação que foi posteriormente desmentida.
A explicação apontou que “CPX” é uma forma popular de se referir a “complexo de favelas”, termo usado para identificar regiões como o Complexo do Alemão, da Penha e da Maré. Em nota, a defesa de Bolsonaro sustentou que as declarações se enquadram no campo da crítica política.
Fonte: Bahia.ba







