Avanço da Aids em Feira: vereadores cobram ação das autoridades

AIDS

Com 213 novos casos de HIV/AIDS, entre janeiro e julho deste ano, as autoridades de saúde em Feira de Santana devem realizar mais ações, voltadas à conscientização e prevenção da doença. O alerta foi feito hoje (26), na Câmara, pelo vereador Luiz da Feira (PP). Segundo ele, os dados revelam que os infectados são 161 homens e 52 mulheres. “Isto, em relação às pessoas detectadas. E quantas estão andando por aí com o vírus e não sabem?”, indagou. Ele apelou ao poder público que faça mobilização para incentivar a prevenção, principalmente entre os jovens.

Na opinião dele, as contaminações por HIV/AIDS estão crescendo muito, tanto no Município, quanto na Bahia e no país. Só na Princesa do Sertão, afirmou o parlamentar, existem aproximadamente 4.428 pacientes em tratamento. Em sua maioria, o número é formado por jovens na faixa etária de 19 a 24 anos. “A pessoa que se cuida consegue viver. Então, precisamos incentivar o uso do preservativo e outros cuidados nas relações, por exemplo”, observou. De sua autoria, lembrou Luiz da Feira, a Lei Municipal nº 3702/2017 já previa o “Dezembro Vermelho” como promoção de ações de conscientização em colégios, órgãos municipais e feiras livres.

O vereador Marcos Lima (União) apresentou um outro número preocupante. De um total de aproximadamente cinco mil pessoas infectadas pelo HIV/Aids, em Feira de Santana, ele disse, “apenas quatro mil e poucos” estão fazendo o tratamento na rede de saúde do Município. “Não dá para entender”, disse o dirigente, que cobrou do secretário Rodrigo Matos, titular da pasta da Saúde, que “adote providências em relação a isto”. Considerado por ele um “assunto preocupante”, Marcos Lima cobrou a atenção dos governos Municipal e Estadual para o problema, “pois trata-se de uma doença que pode ser controlada”.

Professor Ivamberg (PT) informou que a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, deu entrevista garantindo inexistência de surto da doença na Bahia.
Inclusive, de acordo com o petista, o Estado possui números abaixo da média nacional. “Mas é importante aumentar os cuidados e as medidas de saúde pública. Pois, o HIV/AIDS assola, principalmente entre a juventude, que às vezes não se previne como deve”, disse. Já Lulinha da Gente (União), acredita que a temática dever ser debatida de forma mais aprofundada pelo Legislativo. O parlamentar governista sugeriu que a Comissão de Saúde da Câmara realize uma audiência tratando do enfrentamento da doença e aumento de infectados no Município.

PAGAMENTO DE SERVIDORES

Ainda, na sessão desta terça (26), Luiz da Feira registrou profissionais de saúde que trabalham em unidades do Estado receberam os salários atrasados. Na semana passada, ele reclamou na Tribuna da Casa das dificuldades que os trabalhadores estavam tendo devido ao não repasse dos recursos pela empresa. “Fizemos aqui a defesa dos funcionários. E no dia seguinte, a empresa pagou a todos”, garantiu.

Foto: Sec Municipal Saude/PMFS
foto Foto: Sec Municipal Saude/PMFS
Vicente Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
Sou Jornalista formado desde de 2014, radialista. Sempre em busca da informação

Busca raiox news