Ídolo do Flamengo cobra postura firme da CBF e pede mais transparência nas decisões da arbitragem
O ex-volante, Andrade ídolo e campeão mundial pelo Flamengo, reacendeu o debate sobre a arbitragem no futebol brasileiro ao criticar supostos erros que, segundo ele, estariam beneficiando o Palmeiras nesta reta final do Campeonato Brasileiro.
Em entrevista à jornalista Jéssica Campos, do portal Antenados no Futebol, durante evento realizado na noite da última quinta-feira (9), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, onde participou do amistoso entre a Seleção Zico 10 Master e os Amigos do Zico Café, o ex-jogador classificou as recentes falhas da arbitragem como “escandalosas” e cobrou mais equilíbrio e transparência por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Andrade, ídolo do Flamengo, comentou erros da arbitragem no Brasileirão | Foto: Rafael Falcão
“É um momento muito decisivo e não pode haver tantos erros como está acontecendo. Acaba gerando suspeita, sabe? A arbitragem comete erros, claro, mas eles estão sendo muito escandalosos. E por isso os clubes estão reclamando com razão”, afirmou Andrade.
A declaração vem justamente no momento em que o Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, assumiu a liderança do Brasileirão, mesmo com um jogo a menos. A ascensão do time alviverde reacendeu discussões sobre os critérios adotados pela CBF e possíveis privilégios em lances polêmicos.
Uma análise recente feita pela inteligência artificial Grok, da plataforma X (antigo Twitter), apontou que o Palmeiras tem sido uma das equipes mais beneficiadas por pênaltis e decisões controversas do VAR, enquanto o Flamengo aparece entre os mais prejudicados.
Andrade destacou que o mérito esportivo deve prevalecer, independentemente do clube, e reforçou a necessidade de a entidade máxima do futebol nacional agir com mais rigor. “A federação tem que dar um jeito, porque ninguém pode ganhar um campeonato com ajuda da arbitragem. Tem que ser por mérito próprio. O Palmeiras, se ganhar, tem que ser por mérito dele; o Flamengo também. A CBF precisa colocar árbitros com mais responsabilidade”, completou.
As críticas do ex-jogador ecoaram entre torcedores e dirigentes e somam-se à crescente pressão por maior profissionalização da arbitragem brasileira nas rodadas finais do Brasileirão 2025.
Por Sidnei Campos/F. do Estado








