Por:Juliano Franca/Bahia.ba
Carlo Ancelotti resgata presença do Brasileirão na Seleção e abre possibilidade de três jogadores do Flamengo atuarem juntos em um Mundial
A Seleção Brasileira pode repetir uma cena que não acontece há quatro décadas em Copas do Mundo: entrar em campo com três jogadores de um mesmo clube brasileiro. A possibilidade surge na Copa de 2026, após Carlo Ancelotti convocar sete atletas que atuam no futebol nacional, incluindo quatro jogadores do Flamengo.
A última vez que um trio de um clube brasileiro esteve em campo pela Seleção em uma Copa aconteceu no Mundial do México, em 1986. Na ocasião, o goleiro Carlos, o lateral-direito Edson Boaro e o atacante Casagrande, todos do Corinthians, foram titulares nas duas primeiras partidas da fase de grupos, contra Espanha e Argélia.
Os trios de clubes brasileiros eram comuns nas primeiras Copas. Na final de 1958, por exemplo, a Seleção campeã mundial tinha três jogadores do Vasco — Bellini, Orlando e Vavá — e três do Botafogo — Nilton Santos, Didi e Garrincha. Em 1962, no bicampeonato mundial, Santos e Botafogo também dominaram a equipe brasileira, com nomes como Pelé, Zito, Garrincha, Didi e Zagallo.
Agora, 40 anos depois, o Flamengo pode colocar novamente um clube brasileiro no centro da Seleção em uma Copa do Mundo.
Agora, a marca pode ser quebrada com a presença de jogadores rubro-negros. O Flamengo teve quatro representantes convocados: Danilo, Alex Sandro, Léo Pereira e Lucas Paquetá. No empate por 1 a 1 contra Marrocos, na estreia do Grupo C, apenas Paquetá começou jogando. Na vitória sobre o Haiti, Danilo também apareceu entre os titulares.
A possibilidade aumenta para o duelo contra a Escócia, já que Alex Sandro pode assumir a lateral esquerda no lugar de Douglas Santos, que está pendurado com cartão amarelo. Caso os três jogadores do Flamengo estejam em campo, será uma ocasião rara para o futebol brasileiro em Mundiais.
Apesar da coincidência, o ex-lateral Edson, integrante do último trio de clube brasileiro em Copas, não vê o entrosamento como principal vantagem. “Não vejo isso como necessário e nem acho que teríamos um grande ganho em entrosamento. Durante o jogo, você joga com os melhores”, afirmou o ex-jogador à FIFA.
Ancelotti aproxima a Seleção do Brasileirão
A presença de jogadores que atuam no Brasil ganhou força desde a chegada de Carlo Ancelotti. O treinador italiano, primeiro europeu a comandar a Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, convocou sete atletas do futebol nacional para o Mundial. Além do quarteto do Flamengo, o técnico chamou Neymar, do Santos, Danilo, do Botafogo, e Weverton, do Grêmio.
A escolha reflete uma mudança na trajetória recente da Seleção. Nas últimas décadas, a equipe brasileira passou a ter cada vez mais jogadores atuando no exterior. Desde 2006, o número de atletas do Brasileirão nas listas caiu significativamente, chegando a apenas três convocados em 2022.
Ancelotti, porém, se destacou pelo acompanhamento do futebol brasileiro. Morando no Rio de Janeiro, o treinador passou a frequentar estádios e acompanhar partidas do campeonato nacional antes da convocação final.






