Secretária destaca combate às violências, respeito à diversidade e formação integral dos estudantes
O governo da Bahia realizou, nesta segunda-feira (9) a abertura do ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino. A atividade aconteceu durante a inauguração das obras de requalificação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Em entrevista coletiva, a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, chamou a atenção para a importância da volta das atividades escolares e compromisso do governo do Estado para garantir dos 200 dias letivos.
De acordo com a secretária, apesar de as escolas terem permanecido abertas durante o período de férias, com atividades voltadas aos estudantes, o momento simboliza o início formal do calendário escolar.
“De agora até dezembro, os estudantes estarão vivenciando as experiências da nossa rede estadual”, afirmou, ressaltando também a necessidade de integração entre as redes estadual e municipal de ensino.
Rowenna Brito comentou ainda sobre a reforma do Colégio Manoel Devoto. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 22 milhões na unidade, que passou a contar com salas climatizadas, laboratórios, teatro com capacidade para quase 248 pessoas e outros espaços modernizados.
“Poucas escolas no Brasil têm um equipamento como esse. É motivo de orgulho entregar um grande equipamento para os nossos estudantes”, destacou a secretária.
A aula inaugural foi realizada simultaneamente em toda a Bahia. Apesar de cerimônia principal ter ocorrido em Salvador, cada uma das unidades escolares dos 417 municípios baianos promoveu atividades próprias para marcar o início do ano letivo. O calendário prevê uma pausa nos próximos dias por conta do Carnaval, com retorno das aulas após a Quarta-feira de Cinzas.
Na oportunidade, Rowenna Brito ainda comemorou o desempenho dos estudantes da rede estadual no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com a secretária, mais de 23 mil alunos da Bahia ingressarão no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Essa é uma entrega que muda diretamente a vida das pessoas”, destacou.
Outra novidade para o letivo foi o lançamento do novo uniforme escolar da rede estadual. Os estudantes passam a contar com dois modelos — nas cores azul e branco. A secretária garantiu que o fardamento antigo não será descartado e poderá continuar sendo usado normalmente.
Rowenna Brito comentou ainda as ações planejadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para 2026. Segundo a titular da SEC, o foco deste ano será fortalecer o diálogo com os professores e a ampliação das políticas de formação continuada.
Outras prioridades são a garantia da aprendizagem e o debate de temas centrais para a formação cidadã dos estudantes, como justiça social, soberania, respeito à diversidade, combate ao racismo, à violência contra a mulher e às discriminações contra pessoas com deficiência.
“A escola é espaço de debate e não pode naturalizar violências. Precisamos falar sobre esses temas diariamente com os estudantes”, concluiu Rowenna Brito.
Fonte: Bahia.ba







