Lavagens e devoção marcam a contagem regressiva para o Carnaval na Bahia

613ac6db-df8e-4a47-b022-d6d644104887

Existe uma máxima na Bahia de que o ano só começa depois do Carnaval. Antes, porém, a cidade cumpre um ritual fundamental: receber as bênçãos dos orixás e de todas as linhas de fé que se dispõem a manifestar sua devoção.

A caminhada espiritual que antecede a maior festa popular do país já passou pela tradicional Festa do Bonfim, símbolo do sincretismo religioso baiano. Nesta segunda-feira, uma multidão tomou as ruas do bairro do Rio Vermelho para saudar Iemanjá, a Rainha do Mar. A celebração, uma das mais importantes do calendário religioso da Bahia, reuniu pessoas de fé vindas de diversos estados e municípios, reafirmando a força da religiosidade popular e da cultura afro-brasileira.

Se, para os baianos, é após o Carnaval que o ano oficialmente começa, são as lavagens e festas religiosas espalhadas pela cidade que abrem caminho para a folia. Esses rituais não apenas antecedem o Carnaval, mas também simbolizam a renovação da fé, a proteção espiritual e o elo profundo entre cultura, religião e identidade do povo baiano.

 

 

Por: Vicente Santos

Foto: Vicente Santos
foto Foto: Vicente Santos
Vicente Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
Sou Jornalista formado desde de 2014, radialista. Sempre em busca da informação

Busca Raio X News