Feira do Livro Usado registra movimento moderado e mudança de mercado

b2ap3_medium_Feira-do-Livro-Usado_-foto-Mrio-Sepulveda

Adoção crescente de módulos didáticos por instituições de ensino contribuiu para uma queda significativa nas vendas tradicionais.

A tradicional Feira do Livro 2026 segue em funcionamento com movimento considerado regular pelos organizadores e comerciantes de Feira de Santana. De acordo com a coordenadora do evento, Sara Bacelar, o público ainda é impactado pelo período de viagens de algumas famílias e por mudanças no modelo de aquisição de livros adotado por escolas da região.

Segundo Bacelar, a adoção crescente de módulos didáticos por instituições de ensino contribuiu para uma queda significativa nas vendas tradicionais. Atualmente, a Feira conta com 10 profissionais comercializando livros, distribuídos em dois estandes. A maior demanda continua sendo por livros didáticos e paradidáticos utilizados nas escolas de Feira de Santana.

“A Feira está indo muito bem! Tem uns pais ainda que estão viajando e a tendência é melhorar, mas houve também uma queda significante porque as escolas estão adotando muitos módulos. Hoje temos 10 profissionais aqui vendendo livros com dois estandes”, diz.

A coordenadora destaca também uma mudança no comportamento dos consumidores. Muitos pais têm optado pelo serviço de delivery oferecido pelos vendedores da Feira.

“A maior procura são pelos didáticos e paradidáticos que são utilizados nas escolas aqui de Feira. Este ano muitos pais estão preferindo delivery, onde eles ligam, pedem os livros, a gente seleciona e mandamos entregar na casa deles. Dependendo do livro chegamos a ter até 70% de economia. Por exemplo, temos um livro de inglês que custa R$538,00 reais e aqui temos por R$150,00 reais”.

Entre os consumidores, o aumento dos preços é apontado como uma das principais dificuldades. Maria Souza, mãe de dois filhos, relatou que procurava dois livros e encontrou obstáculos devido à venda em kits, que impede a compra de volumes separadamente.

“Eu cheguei aqui em busca de 2 livros. Atualmente muitos deles são vendidos em kits e muitas vezes a gente não consegue comprar separado. Este ano o valor dos livros explodiu, quase duplicou. A gramática, por exemplo, é vendida separadamente e fica nessa dificuldade. Eu que tenho dois filhos preferi vir comprar diretamente aqui. Aqui é minha primeira opção porque encontro livros em ótimo estado, quase novos e muito mais barato”.

Para os comerciantes, a percepção é de um cenário mais desafiador também devido a mudanças de mercado. Paula Virgínia, que atua na Feira há mais de 15 anos, conta que a edição de 2026 está mais tranquila em comparação a outros anos.

“A Feira 2026 está um pouco mais parada por conta da troca de livros. Os mais vendidos são os livros do fundamental 2 e alguns do fundamental 1.Hoje em dia os pais fazem muitos grupos de trocas entre eles e dificulta um pouco nossas vendas. Os colégios tentam limitar a compra apenas no portal para as editoras, mas aqui temos os mesmos. Práticas assim afetam os pais e aos comerciantes da Feira”. 

 

 

Fonte: Folha do Estado

Mário Sepulveda/ FE
foto Mário Sepulveda/ FE
Vicente Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
Sou Jornalista formado desde de 2014, radialista. Sempre em busca da informação

Busca Raio X News