Deputado Binho Galinha se entrega ao Ministério Público em Feira de Santana após operação contra organização criminosa

galinha

 O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), se entregou na tarde desta sexta-feira (3) ao Ministério Público da Bahia (MPBA), em Feira de Santana. Ele era considerado foragido desde a última terça-feira (1º), quando foi deflagrada a Operação Estado Anômico, que apura a atuação de uma organização criminosa com supostas práticas milicianas na região.

Acompanhado por advogados, Binho Galinha foi conduzido por uma equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) até Salvador, onde ficará custodiado à disposição da Justiça. Segundo o MPBA, o deputado apresentou-se espontaneamente para cumprimento do mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário.

Binho Galinha é apontado pelo Ministério Público como líder de uma organização criminosa com atuação predominante em Feira de Santana e municípios vizinhos. A quadrilha é suspeita de envolvimento em uma ampla gama de crimes: lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, receptação qualificada, usurpação de função pública, embaraço às investigações e obstrução da Justiça.

O parlamentar já havia sido denunciado pelo MPBA em duas ações penais anteriores: uma em dezembro de 2023 e outra em fevereiro de 2024, ambas relacionadas à Operação El Patrón, que deu origem à fase atual das investigações.

A Operação Estado Anômico, segundo o MPBA, foi deflagrada com o objetivo de aprofundar as apurações sobre o grupo criminoso, que possui uma estrutura hierárquica bem definida, com divisão de tarefas e envolvimento de policiais militares. Ao todo, dez pessoas foram presas, incluindo Mayana Cerqueira da Silva, esposa do deputado, e João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, seu filho. Ambos já foram denunciados formalmente.

Até o momento, 15 pessoas ligadas à organização liderada por Binho Galinha já foram denunciadas à Justiça.

Posicionamento da defesa
Em nota divulgada após a apresentação voluntária, Binho Galinha afirmou que tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações e que confia na Justiça. O parlamentar reforçou seu compromisso com o devido processo legal e declarou que todos os fatos serão esclarecidos no curso da ação judicial.

“Continuarei prestando todas as informações necessárias. Acredito que a verdade será restabelecida”, afirmou o deputado por meio de sua assessoria jurídica.

📌 Dados e pontos-chave da matéria:
Nome completo: Kléber Cristian Escolano de Almeida
Nome político: Binho Galinha
Partido: PRD (Partido Renovador Democrático)
Cidade: Feira de Santana – Bahia
Operações:

El Patrón (iniciada em 2023)
Estado Anômico (deflagrada em 1º de outubro de 2025)
Crimes investigados:

Lavagem de dinheiro
Agiotagem
Jogo do bicho
Tráfico de drogas
Obstrução da Justiça
Comércio ilegal de armas
Receptação qualificada
Usurpação de função pública
Embaraço a investigações
Total de denunciados: 15 pessoas
Presos na operação mais recente: 10 (incluindo esposa e filho do deputado)
Ações penais anteriores: 2 denúncias (dez/2023 e fev/2024)
Órgão responsável: Ministério Público da Bahia – GAECO
Situação atual: Preso preventivamente em Salvador

 

Por: Redação 

 

Foto: Divulgação
foto Foto: Divulgação
Vicente Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
Sou Jornalista formado desde de 2014, radialista. Sempre em busca da informação

Busca Raio X News