Imagens obtidas nesta terça-feira (16) registram o momento em que o ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi assassinado a tiros em Praia Grande, no litoral paulista. O crime ocorreu por volta das 18h de segunda-feira (15), na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Nova Mirim, próximo ao Fórum da cidade.
De acordo com os vídeos, o carro de Ruy colidiu com um ônibus antes de ser atingido por diversos disparos. Outras imagens mostram veículos parados atrás do automóvel da vítima, enquanto os tiros são disparados. Fontes havia acabado de sair do expediente na Prefeitura de Praia Grande, onde atuava como secretário de Administração desde janeiro de 2023.
Um dos vídeos foi gravado por uma passageira de um carro que passava pelo local no momento dos tiros. As imagens mostram duas motocicletas se aproximando e os ocupantes reagindo com pânico ao início do ataque. Uma mulher que estava na garupa de uma das motos se jogou no chão, enquanto outro motociclista fugiu do local. Em outra gravação, feita por um motorista de um segundo veículo, os disparos também são registrados. Momentos depois, a mulher é vista caída na calçada.
Segundo a Polícia Militar, o Samu foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito de Ruy no local. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) determinou a formação de uma força-tarefa conjunta entre as polícias Civil e Militar para investigar o caso.
Ruy Ferraz Fontes foi delegado-geral de São Paulo entre 2019 e 2022, com uma carreira de mais de 40 anos na Polícia Civil. Ele teve papel de destaque no combate ao crime organizado, especialmente nas ações contra o PCC, e comandou importantes divisões da corporação, como o DEIC, o DENARC e o DECAP.








